Clientes Problemáticos: Como lidar?

Toda empresa o empreendedor já teve que lidar com clientes problemáticos pelo menos uma vez na trajetória de vendas ou negociação, não é mesmo? Existe um temor de que o cliente insatisfeito possa acabar se afastando do seu negócio e isso nunca é o que desejamos.

Para lidar com cada tipo de cliente problemático é necessário muito jogo de cintura, empatia e paciência para lidar com as situações do dia a dia. Então para te ajudar nessa tarefa, trouxemos algumas dicas essenciais para você utilizar sempre que necessário. Confira!

 Quais os tipos mais comuns de clientes problemáticos que existem?

Antes de entregar as dicas para você aprender a lidar com aquele cliente problemático, é necessário aprender a identificar cada um deles e, no final, transformá-los em fãs do seu negócio.

O cliente esquecido

Sabemos que imprevistos acontecem e nem sempre lembramos exatamente dos compromissos que havíamos marcado, certo? Mas e quando isso se torna mais frequente e acaba atrapalhando a sua agenda, como lidar?

O cliente esquecido é aquele que você marca uma reunião, ou uma conversa e ele esquece a primeira vez. E a segunda. E a terceira. E assim por diante. Caso você já tenha encarado algum cliente com essa característica – de não honrar com os seus compromissos – você está lidando com o cliente esquecido.

Neste caso, o dial a se fazer é tentar se aproximar mais do cliente por meio de contato telefônico ou por mensagens em aplicativos mais instantâneos. Sempre em um tom cordial, lembre-se de que o cliente é alguém com interesse em seu negócio, então mantenha o tom amigável, paciente e tudo dará certo!

O cliente que não gosta muito de pagar

Todo mundo já teve que lidar com um cliente caloteiro na vida. Sabe aquela pessoa que se mostra totalmente a par dos pedidos e muito simpático em relação a isso, porém, na hora de realizar o pagamento, ele não está tão disposto assim.

O que fazer nesta situação? Uma forma de garantir que você receberá pelo menos parte do pagamento é começar a trabalhar só depois de receber algum dinheiro deste tipo de cliente. Claro que um cliente que não pagou na data combinada, não é um caloteiro ou alguém agindo de má fé.

Nestes casos, lembre-se de deixar claro que se o pagamento não for feito até a data estipulada, você não fará a entrega do que foi pedido. E sim, você estará em total direito de fazê-lo.

A comunicação clara é a melhor forma de evitar que essas situações aconteçam com o seu cliente problemático, então lembre-se sempre de mandar mensagens e manter-se próximo ao seu cliente para garantir que nada disso ocorra por acaso. 

Também é muito importante que exista contrato assinado por ambas as partes para sustentar futuros argumentos.

O impacto e as dificuldades enfrentadas com clientes insatisfeitos

Mesmo com os clientes totalmente satisfeitos é comum ter reclamações. Um cliente problemático insatisfeito pode complicar bastante a vida do empreendedor que precisa lidar com ele.

Isso porque os clientes problemáticos não ligam muito para as limitações do atendimento, logo, quando ele tem um problema, ele acaba direcionando a sua frustração em cima de você e assumindo que o problema que ele está enfrentando é causado por má fé ou incompetência. Além disso, esse tipo de clientela tem o costume de assumir um papel mais agressivo, elevando o tom de voz ou até mesmo com ameaças e reclamações.

Outro ponto em questão quando falamos de clientes problemáticos é o fato de que eles são bem impacientes, entrando em contato por meios de comunicação diferentes, em um espaço muito curto de tempo. E claro, a insatisfação cresce ainda mais quando a resposta de quem vai atendê-lo demora ou não chega no tempo que ele gostaria.

Além disso, esse tipo de cliente pode causar um impacto muito grande na produção e trazer alguns reflexos negativos a todos que precisam trabalhar para eles. Provocando uma queda de engajamento, motivação e produtividade, eles também podem diminuir a imagem do seu negócio quando a experiência proporcionada não foi boa.

Tendo esse alto potencial de manchar a reputação da sua empresa, é preciso redobrar os cuidados ao notar que está lidando com um cliente problemático. Não deixá-los afastar outros potenciais compradores deve ser o seu principal objetivo nesses casos.

Boas práticas para responder um cliente insatisfeito

Para você aprender a lidar com aquele cliente que insiste em ser problemático, confira as dicas de boas práticas que reunimos:

Tenha empatia por ele

Mesmo que as coisas estejam difíceis e o seu cliente reclame bastante, tratar o cliente problemático bem deve ser a sua prioridade. Desta forma, ele terá plena convicção de que você está ali para ajudá-lo e passará maior segurança para o indivíduo.

Também é importante agradecê-lo pelas observações realizadas por ele e pela visão oferecida sobre o problema que ele está enfrentando. Então, mostre-se grato pela oportunidade de consertar as coisas com ele, antes dele escolher o concorrente.

Acredite no seu potencial de resolver o problema

Mostra para esse cliente insatisfeito o quão importante ele é para a empresa. Não deixe que ele sinta um desamparo ou sem solução e que também entenda o seu lado no ocorrido. Mesmo que você sinta que ele está colocando toda a sua frustração em cima de você e nem tudo foi culpa sua, dê total atenção à ele.

Sempre cumpra com o que você prometeu

Para conseguir reverter aquele cliente insatisfeito ou problemático, outra dica essencial é sempre prometer com o que foi combinado. Você prometeu retornar o contato até o final do dia? Então faça-o!

Isso mesmo nos casos em que os problemas não foram resolvidos. Sempre priorize dar um parecer ao cliente, mostrando que você está se esforçando para ajudar na experiência dele.

A lição que este artigo traz para você é que nenhum empreendedor consegue ficar longe dos problemas e até os clientes mais problemáticos podem gostar de fazer negócios com você.

Agora que você já sabe como lidar com os clientes problemáticos, comece o seu negócio o quanto antes e garanta a sua clientela sempre satisfeita! Confira como começar na confeitaria e obter sucesso neste mundo doce!