Conheça os itens básicos para ter sucesso na confeitaria!

Antes de entrarmos nos itens básicos para confeitaria, precisamos ter em mente que essa parte é uma das mais artísticas dentro do mundo gastronômico e para ter sucesso dentro desse mercado é necessário garantir que tudo que for produzido seja com muito amor e capricho.

A confeitaria é focada na produção de bolos, pudins, tortas, biscoitinhos e já ganhou o coração dos brasileiros pelos reality shows das televisões abertas. Isso acontece porque além de serem visualmente atraentes, os doces produzidos dentro das confeitarias exibem-se como algo muito gostoso e todo mundo fica com aquela vontade de provar!

E até para você, que não tem intenção de se tornar um super confeiteiro, existem alguns itens indispensáveis quando falamos de cozinha. Então, confira agora alguns itens básicos para ter sucesso na confeitaria!

Os indispensáveis acessórios para sua cozinha de confeiteiro

A grande dica para começar a montar a sua cozinha de confeiteiro é começar adquirindo os itens conforme forem chegando as suas demandas. Assim, você vai garantir que terá os itens e não entrará em dívidas maiores, tendo um lucro satisfatório no final.

Além disso, lembre-se de planejar bastante e fazer orçamento de tudo que você for adquirir. Isso fará total diferença e você conseguirá começar o seu negócio com mais preparo e clareza nos processos.

Agora, sem mais delongas, vamos aos itens que você precisa ter na sua cozinha de confeiteiro:

Batedeira é o maior acessório para confeitaria!

A batedeira é essencial para qualquer cozinha, pois além de facilitar o seu trabalho e não cansar os braços, ela permite um aumento significativo na sua produção. Isso acontece porque você consegue bater uma quantidade maior de máscara, fazendo a massa render bastante.

Se você está começando no mundo da confeitaria, uma batedeira de mão e um recipiente para mistura fazem esse trabalho por você tranquilamente. 

Agora se você já está no mercado e tem recebido uma encomenda maior, as batedeiras profissionais para confeiteiros com capacidade para três litros é perfeita.

Bowls e tigelas: você vai precisar delas, viu?

Você vai precisar de bowls e tigelas de diversos tamanhos se quiser ter sucesso no mundo açucarado da confeitaria. Esses recipientes são perfeitos para misturar massas, tingir as coberturas ou até mesmo fazer outras misturas mais simples.

Além disso, as tigelas e bowls são ótimos para separar ingredientes das receitas que você irá realizar. Uma dica é sempre optar por aquelas de aço, plástico ou alumínio. Para conseguir misturar mais ingredientes, lembre-se de pegar tigelas com bordas mais altas para evitar derramá-los.

Balança de confeitaria

Balança de confeitaria

Confeitaria, antes de tudo, é sobre precisão!

A balança se torna a melhor amiga de qualquer confeiteiro, esteja você entrando para esse universo ou fazendo apenas por hobby. Você com certeza vai utilizar a balança para confecção de bolos, tortas e qualquer receita de confeiteira, a balança se torna necessária para a pesagem exata dos ingredientes que as receitas exigem.

O uso dela fará toda diferença na sua receita e na qualidade dos dos produtos, ao contrário daquelas famosas medições universais como o “copinho de requeijão” ou “colher de chá”. Além disso, no mercado atualmente, existe uma variedade de balanças que você pode escolher.

As digitais, são as mais modernas e possuem a opção de descontar o peso do recipiente e possui o seu desligamento automático. As balanças analógicas são mais tradicionais e além de ajudar no desenvolvimento das receitas, garantem uma decoração retrô para sua cozinha.

Os preços variam bastante, então pesquise e faça o orçamento daquela que mais se encaixa no seu bolso!

Termômetro, peneiras e pincéis também são essenciais!

Assim como a balança – que vimos acima – os termômetros também entram naquela categoria de precisão. Isso acontece porque algumas receitas exigem que a temperatura seja exatamente a requerida para garantir a qualidade do produto que você fará.

O chocolate, por exemplo, é uma delas. A cobertura de alguns tipos de bolo exigem estar na temperatura correta para garantir o efeito desejado, então vale a pena investir em um bom termômetro para isso.

A peneiras é outro item indispensável para a sua cozinha de confeiteiro, isso porque ela tira os gomos dos ingredientes secos – como a farinha e o açúcar. Por isso, invista nesse acessório e se possível, em diferentes tamanhos.

Já os pincéis são indispensáveis para quando você quiser dar outras texturas. Ele é leve, prático e fácil de utilizar, principalmente na parte de cima de bolinhos e tortas quando você precisar finalizar a modelagem ou deixá-lo lisinho para o seu cliente.

Fouet: da França direto para sua cozinha

Fouet

Este item, que vem do francês, também pode ser conhecido como o batedor de ovos, é outro item que não pode faltar na sua cozinha. Por mais que as batedeiras, como já vimos, sejam muito úteis na hora de misturar, existem alguns ingredientes que precisam de pouco ar incorporado em sua mistura.

Com o fouet você ganha mais controle no ponto dos ingredientes. Invista nele!

Como conservar os seus utensílios de confeitaria?

Toda e qualquer receita de confeitaria é uma obra de arte e devem ser confeccionadas de forma precisa e por isso, é necessário sempre manter os seus itens bem preservados para não decair a sua qualidade.

Para manter os itens de inóx. lembre-se de não deixar a corrosão atinja-os levando com água e sabão neutro. Deixe-os secar livremente e guarde-os separados de outros utensílios para garantir que não ficarão manchados.

Os itens de plástico devem ser guardados em lugares arejados e secos, assim como os itens de silicone, então lembre-se de separar uma espátula para cada atividade.

Ter uma vasta quantidade de acessórios para para confeitaria na sua cozinha é o ideal para conseguir colocar toda a paixão pela preparação dos docinhos em prática! Então, não deixe para depois: adquira materiais de qualidade e com certeza o retorno virá de forma muito natural.

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de conferir também como você pode começar a ganhar dinheiro com brigadeiros!