Dicas de como começar na confeitaria

O sonho de como começar na confeitaria está mais próximo do que você imagina, sabia? Trabalhar com os docinhos tem se tornado um sonho cada vez mais presente na vida dos brasileiros.

Isso acontece pois existem inúmeras vantagens que  outras formas de conseguir um dinheiro extra não possuem. Trabalhar de dentro de casa, junto da família, ter controle total de seus horários e muito mais são apenas parte do que entrar para o universo açucarado dos confeiteiros pode proporcionar a você.

Neste artigo, reunimos algumas dicas que vão ajudá-la a entender melhor o mercado dos confeiteiros e como  você pode começar a se organizar para entrar nele. Confira! 

Afinal, como começar na confeitaria?

De forma geral, a principal preocupação de quem pensa em entrar no ramo das confeitarias é sobre o investimento inicial que precisa ser feito para se obter sucesso. Isso é muito relativo pois existem diversas variáveis, como estabelecimentos, equipamentos, materiais para a produção, então não tem como estipular um valor exato.

Outra coisa que você precisa ter em mente em relação ao mercado é que ele é sim, muito competitivo. É preciso sempre se atualizar sobre as novidades, realizando cursos e tirando certificações com aulas práticas para entender bem o processo de produção de um confeiteiro.

As dicas a seguir vão mostrar tudo o que você precisa saber sobre como começar na confeitaria com pouco dinheiro e assim, obter o sucesso que deseja.

Dica 1: Aprender nunca é demais!

No mercado gastronômico existem aqueles que se aventuram e aqueles que realmente se preparam para o que virá futuramente. Isso resulta em empresas que duram por muitos anos e outras empresas que acabam fechando com menos de um ano de funcionamento, pois não houve o devido preparo.

Por isso, a primeira dica e talvez a mais importante desta lista é: especialize-se!

Isso tanto para o lado administrativo e financeiro do seu negócio, quanto para o lado de produção culinária em si. Para abrir o seu próprio negócio é necessário entender um pouco sobre estratégias de venda, gestão financeira e também de pessoas e marketing.

No ramo da confeitaria, as novidades aparecem com uma frequência muito grande e com elas, novas técnicas, doces e tendências também surgem. O estudo acaba se tornando muito importante para sempre manter-se atualizado sobre tudo isso. Busque por cursos, mesmo quando acreditar que já sabe o bastante sobre determinada produção.

Além disso, você também estará contribuindo para a qualidade do seu trabalho e, quem sabe futuramente, passará esse conhecimento para sua própria equipe. Então, para garantir qualidade e aumentar o seu destaque logo de início, invista no conhecimento.

Dica 2: Faça um planejamento

Para quem deseja de fato ganhar dinheiro vendendo os docinhos e entrar para o mundo das confeitarias, o maior aliado é o planejamento. É necessário listar os seus objetivos e as metas, então é necessário criar as etapas que deseja seguir, para sempre manter o foco.

Analise alguns pontos como:

  • público-alvo: para quem você precisa e quer vender, quais as características dessas pessoas, quais os costumes de comportamento e informações demográficas deles;
  • nicho do seu mercado: entender o seu negócio e onde estruturar as vendas;
  • escolher os produtos a serem vendidos: os tipos de receitas que você vai produzir, calcular o custo médio dos materiais que você vai utilizar e quais serão os seus diferenciais;
  • precificar o seu produto e mão de obra: determinar os valores dos produtos e a rentabilidade do seu negócio.

Dica 3: Defina qual o tipo de confeitaria que você deseja ser

De fato, a primeira decisão que você terá que fazer é essa: como você vai começar na confeitaria. Para isso, você vai precisar avaliar os seus objetivos e ser bem realista quanto às suas condições. Você quer começar online ou com um serviço mais especializado em atender eventos?

Para o atendimento online, como o próprio nome menciona, você não precisa ter um espaço físico. Você pode começar atendendo pelas redes sociais ou com um site online para encomendas e exibição dos seus docinhos. Neste caso, você pode começar da sua casa mesmo e se organizar conforme as demandas.

Já em estabelecimentos, é necessário um investimento maior para começar e a demarcação de trabalho e casa, já ficam mais evidentes. Além disso, trabalhar com a ambientação também ajuda na experiência dos clientes e torna mais fácil de fidelizá-los.

Dica 4: Testar até ser o que você sempre imaginou

Essa é uma dica muito valiosa: teste até ser o que você sempre imaginou.

Comece testando as suas receitas, faça novas e lembre-se de que cometer erros faz parte do processo de aprendizado, principalmente quando você está começando. Faça alterações e ajustes em suas receitas, crie novas e acredite no seu potencial!

Dica 5: Tenha a matéria prima e equipamentos em mãos

Tendo tudo o que vimos bem definido, é hora de comprar os itens básicos para a confeitaria que você precisa ter e também, os ingredientes para começar as suas receitas. São eles:

  • açúcar;
  • farinha;
  • leite;
  • ovos;
  • manteiga ou margarina;
  • chocolate e muito mais!
  • batedeira;
  • espátulas;
  • tigelas e bowls.

Dica 6: Precifique o seu trabalho de forma justa e capriche no cardápio

Quando estamos lidando com pessoas, é necessário lembrar que estamos lidando com pessoas e gostos diferentes. Desta forma, considere que cada cliente tem um gosto diferente e para atender a todos, precisa ter variedade no cardápio.

Tire um tempinho para elaborar um cardápio que contenha os clássicos da confeitaria combinados com as suas receitas autorais para fazê-los conhecer as suas especialidades.

Além disso, os seus preços devem incluir tudo o que foi gasto por você até então. Embalagens, matéria prima, possíveis aluguéis e mais importante, o tempo que você levou fazendo tudo. Algumas receitas dentro da confeitaria, levam muito tempo até ficarem prontas.

Toda a dedicação e cuidado com os detalhes também precisam ser levados em cona pois elas estão diretamente relacionadas a qualidade do seu produto.

Agora que você já sabe como começar na confeitaria, que tal investir no seu conhecimento fazendo o nosso curso de bolo de pote? Matricule-se e garanta sucesso ao iniciar no mercado de confeitaria!